Hashtag no Instagram: como usar para obter resultados para sua empresa

Agência Solid - Hashtag no Instagram como usar para obter resultados para sua empresa

A hashtag é uma poderosa ferramenta do Instagram, que pode ser utilizada a favor do seu negócio. Com ela, você pode fazer com que mais pessoas vejam seu conteúdo, de forma gratuita. Vem aprender como funciona! 

Não é incomum ver perfis utilizando hashtags de forma errada, com uma lista enorme de tags na publicação, que no fim não dá resultado algum, afinal, não teve nenhuma estratégia.

Por isso, antes de tudo, é importante entender como elas funcionam. 

Como as hashtags funcionam no Instagram

Todos os resultados para hashtags são classificados pelo algoritmo.

Para ver o resultado de uma pesquisa de hashtag, toque no ícone de pesquisa (a lupa) e digite a hashtag que deseja pesquisar. Em seguida, toque na hashtag pesquisada para visualizar o conteúdo relacionado a ela. Embaixo, você também verá a quantidade de publicações que essa tag possui.

hashtag no instagram pesquisa

Nos resultados da pesquisa, você verá duas guias: uma para postagens mais relevantes e outra para posts recentes.

hashtag no instagram resultados

Na guia “relevante”, o conteúdo é classificado com base no que você mais interage. O algoritmo do Instagram sabe o que você procura e classifica os resultados da pesquisa com base em seus comportamentos. 

É por isso que se você e um amigo pesquisarem a mesma hashtag, verão resultados diferentes. Afinal, eles são classificados para cada um de vocês individualmente.

Já na guia “recente”, esse conteúdo é classificado cronologicamente, com as postagens compartilhadas mais recentemente no feed.

Agora que você já sabe um pouco mais como as hashtags funcionam no Instagram, vamos nos aprofundar em como usá-las estrategicamente em seu conteúdo.

Onde utilizar? 

Você pode utilizar hashtags nas postagens do feed, stories ou IGTV.

Entretanto, em cada lugar, o Instagram suporta determinada quantidade:

  • Em uma postagem de feed, você pode usar até 30 hashtags na legenda ou comentário. Acima disso, as hashtags não aparecerão nas pesquisas; 
  • Nos stories, você pode usar até três hashtags. Você pode colocar um como adesivo de hashtag ou utilizar até três em uma caixa de texto;
  • Para IGTV, você pode usar até 30 hashtags na descrição de seu vídeo.

Como usar hashtags em postagens de feed do Instagram

A postagem de feed é um lugar excelente para utilizar hashtag! Entretanto, é preciso ser estratégico na hora de combiná-las e selecioná-las, afinal, nem todas funcionam da mesma maneira. 

Você pode usar até 30 hashtags e qualquer coisa além disso não aparecerá na pesquisa. 

Mas você deve usar essas 30 hashtags? Somente se souber usar estrategicamente, com relevância para o seu negócio. Se for só para criar volume, é melhor não! 

Por isso, no geral, é recomendado utilizar pelo menos 15 a 20 hashtags em uma publicação. 

Como fazer isso?

É importante combinar uma variedade de hashtags de diferentes categorias de popularidade

Para ver o quão popular uma hashtag é, basta procurá-la na barra de pesquisa, que junto ao resultado estará quantas postagens estão associadas a essa tag.

Fórmula para selecionar suas hashtags

  • Escolha de três a cinco hashtags populares: as hashtags populares têm cerca de 300.000 a 1 milhão de postagens. Qualquer coisa acima de 1 milhão geralmente é irrelevante para você porque está supersaturado de conteúdo; 
  • Selecione de três a cinco hashtags moderadamente populares: essas são as hashtags que variam entre 80.000 e 300.000;
  • Escolha de três a cinco hashtags de nicho específico: elas são voltadas especificamente para o seu setor, o que você faz, a solução que oferece e o que o seu cliente está procurando;
  • Inclua uma ou duas das hashtags de sua marca.

Se você seguir esta fórmula, já terá, ao menos, de 12 a 15 hashtags relevantes.

Boas práticas para hashtags no Instagram

Simplesmente adicionar uma longa lista de hashtags ao seu conteúdo não adianta de nada. O segredo do sucesso está em encontrar hashtags relevantes para o seu negócio. 

Exemplo disso é uma seguradora de carro. 

Provavelmente ninguém vai no Instagram para pesquisar um seguro de carro, afinal, é para isso que serve o Google. Os únicos que analisam uma hashtag como #carinsurance são os concorrentes que vendem seguro de automóveis. Por isso, usar essa hashtag não atrairá seu público-alvo.

Você precisa pensar quem é seu público, onde ele está e o que está fazendo.

Se continuarmos com o exemplo da seguradora, seu público-alvo são as pessoas que têm carros. E as pessoas que têm carros procuram coisas como #carrodossonhos, #lamborghini, #carronovo e afins.

E se alguém estiver comprando #meuprimeirocarro, adivinhe o que ele precisa? Seguro de automóvel! Se você estiver usando a hashtag no local em que esse público está atualmente, você pode aparecer e fornecer um conteúdo de qualidade que seja valioso para eles.

Por isso, nossa dica é: 

  • Não use hashtags populares como #love ou #vacation, ou algo que seja tendência ou hiper popular, por exemplo, porque elas não estão relacionadas especificamente ao seu negócio e são muito concentradas. 
  • Em vez disso, escolha hashtags que sejam específicas para o seu setor, com o conteúdo que você está postando ou com a solução que você oferece.

Como as hashtags do Instagram geram resultados?

O uso de uma variedade de hashtags de diferentes categorias de popularidade poderá gerar resultados com o passar do tempo, como novos seguidores, engajamento com sua postagem e até mesmo contatos.

Como isso acontece?

  • As hashtags populares dão uma explosão inicial de atividade de não seguidores. Em questão de segundos (talvez minutos), no entanto, seu conteúdo será enterrado nos posts dessas hashtags populares.
  • As hashtags moderadamente populares manterão seu conteúdo ativo por horas ou dias com mais não seguidores.
  • Enquanto isso, os seus seguidores estão se envolvendo com o seu conteúdo no feed.
  • O algoritmo do Instagram analisa seu conteúdo e percebe que seus seguidores estão gostando dele de forma consistente e que os não seguidores estão vendo e gostando. Esses são sinais positivos para o Instagram, pois é sinal que está criando um ótimo conteúdo!
  • E então, nessas hashtags específicas de nicho, você começa a se classificar como uma postagem de melhor desempenho.

As postagens de melhor desempenho podem ficar nas primeiras colocações por até meses, o que significa que se alguém estiver procurando por aquela hashtag específica, quando for aos resultados da pesquisa, você será um dos primeiros, talvez o primeiro, que eles verão na guia de hashtag de melhor desempenho.

E o que acontece quando eles veem isso? Eles vão ao seu conteúdo, ao seu perfil e até pode seguí-lo caso percebam que sua empresa oferece um serviço relevante para eles. 

Por isso, é super importante ter suas configurações de contato, CTA e botão de ação sempre devidamente configurados, para que esse novo seguidor possa virar um cliente. 

Suas postagens estão aparecendo nas pesquisas de hashtag do Instagram?

Como saber se suas hashtags estão funcionando? As pessoas estão encontrando seu conteúdo?

A maneira mais fácil de descobrir é verificando os insights da própria postagem. Abaixo de sua postagem e acima da legenda, você verá o link “visualizar insights”.Toque em “exibir Insights” e procure por “impressões de hashtags”. Ali você consegue ver o desempenho geral das hashtags naquela publicação.

É possível que você não tenha uma classificação para hashtags ou tenha um número muito baixo. Mas por quê?

Entre os principais motivos estão: 

  • Seu conteúdo simplesmente não está fazendo sucesso com o público. E se não estiver tendo um bom desempenho com seus seguidores, é improvável que o Instagram o mostre para não seguidores;
  • É possível que seu conteúdo esteja em um ambiente muito saturado, onde simplesmente não é um bom momento para aparecer nesses resultados de hashtag específicos.

Coloque em prática! 

Gostou do conteúdo? Agora é só colocar essas dicas em prática e começar a colher os resultados vindos das hashtags do Instagram! 

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