Marketing no WhatsApp: como utilizar o aplicativo para captar clientes

Agência Solid - Marketing no WhatsApp como utilizar o aplicativo para captar clientes

O WhatsApp é um aplicativo poderoso, que aumenta a visibilidade das marcas, automatiza a comunicação e mantém o fluxo de trabalho sempre organizado. Além disso, é uma ferramenta fácil e gratuita, ou seja, não é preciso investimento extra. Mas você já pensou em fazer marketing no WhatsApp? 

Qualquer empresa pode implementar campanhas de marketing no WhatsApp Business para melhorar a comunicação com os clientes ou para divulgar o lançamento de novos produtos e serviços. Essas funcionalidades tornam o app extremamente atrativo.

A seguir explicaremos melhor como criar uma estratégia de marketing no WhatsApp. Vamos lá? Acompanhe!Conteúdo

Como criar uma estratégia de marketing no WhatsApp?

O WhatsApp Business conta com milhares de usuários no Brasil e exibe recursos capazes de melhorar a comunicação entre empresas e clientes. O canal permite oferecer suporte, divulgar serviços e produtos e automatizar respostas para seguidores fiéis e potenciais consumidores

1. Melhore a visibilidade do seu negócio

Assim como o Facebook, o WhatsApp tem a função de exibir informações interessantes do negócio para os clientes, como site, endereço e descrição dos produtos ou serviços vendidos.

Também dá para adicionar catálogos, deixando-os por dentro das ofertas e dos lançamentos. Tudo isso garantirá que mais pessoas interajam com a marca por meio do aplicativo.

Funciona assim: sempre que um cliente quiser saber sobre os produtos e serviços que a empresa oferece, basta ele acessar o catálogo de produtos disponível no WhatsApp e ver as principais ofertas.

Tudo isso sem que seja preciso usar o buscador do Google, evitando desvio de atenção para outras empresas.

2. Diminua o tempo de resposta

Ao usar o marketing no WhatsApp, a marca pode interagir com os clientes diretamente. Uma das ferramentas é a automatização através do chatbot, o que garantirá respostas mais rápidas, eliminando a necessidade de digitação manual para as dúvidas mais comuns.

Por exemplo, configurar uma mensagem de boas-vindas e perguntar se os clientes gostariam de conhecer os últimos lançamentos da sua empresa ou incluir um link para a página de promoções.

Outra vantagem é a facilidade de compartilhar conteúdos no app, que inclui mensagens de texto, vídeos, imagens e gifs.

3. Garanta funções organizadas

Ao implementar uma estratégia de marketing no WhatsApp, dá para segmentar os clientes usando o sistema de marcadores. Caso use um CRM que se integre ao WhatsApp, você conseguirá importar os contatos e gerenciar facilmente as conversas sem que seja preciso adicionar um a um manualmente.

Além disso, as conversas podem ser salvas e acessadas sempre que for necessário. Isso auxilia na análise do comportamento da audiência.

Exemplo de campanha de marketing no WhatsApp

Pense no WhatsApp como uma ferramenta que agiliza a comunicação e fornece comunicação diferenciada e personalizada para os clientes, de forma simples e pessoal.

Ainda está em dúvida da eficiência dessa maneira de fazer marketing? Veja alguns exemplos:

1. Hellmann’s 

Para ensinar os consumidores mais jovens a cozinhar, a empresa investiu em uma estratégia onde, depois de enviar uma mensagem de texto para o WhatsApp da marca, o usuário podia solicitar receitas preparadas com os ingredientes que tinha em casa.

Além disso, eles recebiam dicas e instruções para o preparo dos pratos e, se quisessem, respondiam com fotos mostrando o progresso. O perfil oferecia ainda o acesso a mídias, como fotos e vídeos, o que tornou a experiência de aprendizagem personalizada.

Com um investimento de menos de 900 dólares e quatro milhões clientes cadastrados nas primeiras semanas, a campanha foi um sucesso.

A empresa usou chatflows para permitir que os clientes se conectassem com diferentes histórias e passassem a se interessar por diferentes ingredientes e receitas, tudo por meio de mensagens de texto.

2. Adidas

A Adidas usa o marketing no WhatsApp desde 2015 para promover seus produtos e responder as dúvidas dos clientes. Recentemente, a empresa lançou uma campanha que combina lives e bate-papos entre consumidores e influenciadores digitais, atraindo a atenção do público mais jovem.

O exemplo em questão aconteceu no ano de 2019, depois de a marca descobrir que equipes amadoras usavam o WhatsApp para se comunicar. Assim, a Adidas se ofereceu para apoiar esses atletas, “emprestado” alguns profissionais para participar dos próximos jogos.

Os esportistas e treinadores entraram no grupo de WhatsApp da empresa informando qual esporte praticavam e porque precisavam de um atleta profissional para vencer o jogo.

A equipe finalista recebeu a visita de um astro da categoria e todo o time entrou em quadra usando uniformes da marca. Sendo assim, a Adidas percebeu que usar o WhatsApp no marketing deixou a empresa mais presente no dia a dia dos clientes, se tornando parceira das práticas esportivas.

3. Financial Times

Mesmo empresas conservadoras conseguem obter sucesso com a estratégia de marketing no WhatsApp. No final de 2019, o Financial Times, revista digital exclusiva para assinantes, passou a postar dois artigos gratuitos por dia no seu grupo do WhatsApp.

Essa estratégia garantiu mais conversões do que os conteúdos publicados em outras plataformas sociais e aumentou o alcance da revista. Também permitiu que a empresa alcançasse um público inteiramente novo.

O Financial Times descobriu ainda que as pessoas que clicam nos links enviados pelo WhatsApp tinham 40% mais probabilidade de visitar o site do jornal do que aquelas que clicaram em seus links em outros canais.

Isso ocorreu porque as pessoas gostaram da conveniência de receber informações diárias logo pela manhã em seu telefone. Sem ter que visitar o site ou página na web, passaram a se interessar mais por assuntos financeiros.

Essas são somente alguns dos exemplos de sucesso com o marketing no WhatsApp.

Sendo assim, sua equipe não teria mais facilidade de organizar os contatos e solucionar as dúvidas dos clientes com essa ferramenta? Essa estratégia funciona para qualquer tipo de empresa e é mais simples de usar que o e-mail marketing ou as mídias sociais. 

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