Dicas essenciais de como usar o Instagram como canal de atendimento

Dicas essenciais de como usar o Instagram como canal de atendimento

4ª rede social mais utilizada no Brasil, de acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é um canal de vendas poderoso e uma ferramenta muito valiosa para empresas dos mais diversos segmentos. Mas não é só isso!

Com tantos recursos disponíveis, a plataforma também pode ser utilizada para atendimento ao cliente.

Quer saber como fazer isso? Então confira essas dicas que separamos para você!

1. Adicione informações de contato

Você quer que os clientes entrem em contato com sua empresa? Então adicione as informações de contato!

Com uma conta empresarial profissional, você pode  adicionar botões de ação ao seu perfil, para tornar mais fácil para as pessoas entrarem em contato com você. Esses botões aparecem logo abaixo da seção de bio.

 

O recurso permite adicionar contato via mensagem direta (DM), e-mail, número de telefone ou endereço.

O banco digital Nubank, utiliza do recurso e permite aos seus clientes que enviem mensagens diretas no aplicativo ou e-mail, tornando o processo de atendimento simples e rápido. 

atendimento nubank

Caso o atendimento não seja feito por nenhum desses canais, é importante que você direcione as pessoas para o link onde pode ser realizado esse contato ou mostre como ele pode ser feito.

O banco Itaú, por exemplo, criou um álbum “atendimento” em seus destaques, onde deixou um passo a passo, mostrando como seu cliente pode entrar em contato via chat do aplicativo. 

atendimento itau

 

2. Faça um FAQ nos destaques 

Nem todas as pessoas procuram o suporte ao cliente quando têm alguma dúvida. Por isso, é super importante fornecer opções de autoatendimento em sua conta do Instagram.

Uma ótima opção é criar um álbum de destaques de FAQ, respondendo perguntas frequentes, para que seu público possa ver quando precisar. Isso otimiza o tempo do cliente e da sua equipe de atendimento. 

Você pode utilizar esse espaço para fazer tutoriais de como funciona seu serviço, entrega, tirar dúvidas sobre produtos, horário de atendimento e por aí vai. 

3. Configure respostas rápidas para mensagens diretas

Se você tem uma loja de vestuário no Instagram, por exemplo, certamente costuma responder muitas perguntas iguais, todos os dias, não é mesmo?

E nós sabemos que digitar a mesma resposta para cada cliente consome muito tempo. 

Para otimizar o seu trabalho, uma dica bacana é configurar respostas rápidas do Instagram para as perguntas mais frequentes.

Para isso, crie uma lista de respostas rápidas para sua conta (vá em configurações da conta > respostas rápidas). E, então, quando você receber uma dessas perguntas no direct, simplesmente escolha a resposta rápida apropriada para responder a esse cliente e pronto!

 4. Ative as notificações do Instagram para monitorar menções à marca

Você sabe o que os usuários estão falando sobre sua marca?

É sempre importante monitorar as menções à marca, para saber o que seus clientes estão dizendo sobre seus produtos ou serviços. 

Por isso, é essencial ativar as notificações da conta, para que sempre que houver uma nova menção, você seja notificado. 

Para isso, basta ir até as configurações e ativar as notificações da conta no Instagram.

Se você tiver um grande número de menções para gerenciar, pode ser necessário recorrer a ferramentas de terceiros para obter ajuda. Há uma variedade de  ferramentas de monitoramento de redes sociais no mercado, para que cada empresa possa encontrar uma solução que se ajuste ao seu orçamento.

5. Críticas? Leve para o privado!

Quando você está na internet, você está sujeito a elogios e críticas.

Muitas vezes, os clientes insatisfeitos compartilham suas experiências em comentários, que rapidamente podem obter rapidamente o apoio de outras pessoas insatisfeitas com a marca.

Nesses casos, é importante responder prontamente a esses comentários, direcionando para um canal privado para resolução, como forma de evitar danos potenciais à sua reputação e proteger os dados do cliente. 

Que tal colocar em prática?

Se você tem presença no Instagram e promove seu negócio na plataforma, você deve estar pronto para lidar com o atendimento ao cliente. 

Por isso, que tal colocar em prática as dicas desse artigo hoje mesmo? 

E sua empresa, quais outras técnicas utiliza para fazer o atendimento ao cliente no Instagram? Conta aqui para a gente nos comentários! 😉

Gostou do conteúdo? Clique aqui

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber as novidades do nosso blog? Entre para nossa lista VIP!

Vamos conversar sobre o seu projeto?

Basta preencher os campos abaixo que retornaremos o mais rápido possível!